quarta-feira, dezembro 10
uma ajuda para vocês
acho que vocês estão todos a estudar e se precisarem de alguma ajuda, está aqui: http://www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica.aspx
boa noite!
Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 – Lisboa, 30 de Novembro de 1935), foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa e o seu valor é comparado ao de Camões...
A Morte
A morte é a curva da estrada.
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.
A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.
"Eu não sei o que o amanhã trará"
Mais sobre o Fernando Pessoa podem encontrar em http://www.pessoa.art.br/
A ciudade das igrejas - Vilnius
A nossa rota começa (como para todas as pessoas em Vilnius) no coração histórico da cidade – na Praça Gediminas. Para começar entrem na Catedral de Vilnius, que é o templo mais importante do país. Depois, saiam da Catedral, cortem à direita, passem o museu de arte, virem outra vez à direita, entrem pela porta onde se encontra o elevador e subam ao castelo Gediminas. Vejam toda a cidade. É bonita, não é?
Depois desçam e virem à direita. Quando virem o rio, cortem outra vez à direita e entrem no parque de Šventaragio slėnis. Andem no passeio principal até à rua de Barboros Radvilaitės, virem à esquerda e no final da rua cortem à direita. Depois de andar cerca de dez minutos, à vossa esquerda encontram a Igreja de Santa Ana que é uma obra mestra do Barroco tardio. Ao lado da igreja, é a Igreja de São Bernardo. Este conjunto de igrejas é impressionante, não é?
Sigam pela rua de Maironio e pela ponte com muitos cadeados de namorados. Entrem na República de Užupis – a república dos artistas, com o seu próprio hino, a sua constituição, o seu presidente e as suas tradições. Deêm uma volta e saiam pela mesma ponte.
Sigam em frente pela rua de Išganytojo e virem na rua Pilies, uma das ruas mais vivas de Vilnius. Quando passarem a porta velha da cidade, cortem à esquerda na rua de São João e em frente, do lado direito, fica a Igreja de São João que pertence ao conjunto edificado da Universidade de Vilnius e é uma das partes mais pitorescas da cidade. Saiam da igreja, virem à direita e depois cortem novamente na primeira rua à direita. Andem um pouquinho em frente e na vossa direita é a Universidade de Vilnius, a universidade mais antiga e prestigiada do país. Trinta passos em frente encontram à vossa esquerda o Palácio do Presidente.
Já estão com fome, não? Agora é o momento de provar a comida típica da Lituânia. Virem na primeira rua à direita e vão até à rua Pilies. Um pouquinho mais à direita encontrem o restaurante Forto Dvaras. Comam zepelini! Bom apetite!
Acho que estas são as coisas bonitas que não podemos perder em Vilnius. Espero que gostem!
sexta-feira, outubro 10
outra vez o Sul...
segunda-feira, setembro 29
domingo, setembro 28
terça-feira, setembro 23
Tavira
As origens de Tavira situam-se na idade do Bronze. A sua história vê-se na diversidade da arquitectura que até agora foi muitas vezes construída, destruída e reconstruída.
No século III os romanos construíram a ponte de sete arcos sobre o Rio Gilão. Agora esta ponte impressionante chama-se “Ponte Antiga” e é um dos símbolos de Tavira. Foi reconstruída pelos cristãos no século XVII e manteve-se até aos nossos dias. A ponte fica no centro de Tavira e é obrigatório visitá-la pela sua beleza e assimetria, permitindo a visualização de uma paisagem deslumbrante de Tavira.
Durante a ocupação moura, entre os séculos VIII e XIII construíram-se um castelo, duas mesquitas e vários palácios. Nesses tempos Tavira era o centro histórico do Algarve e era um porto importante para marinheiros e pescadores.
Muitas igrejas (trinta e sete) situadas ao longo do rio foram financiadas pela coroa portuguesa, que acumulou riqueza no tempo das descobertas coloniais.
Nos últimos anos, e devido à sua peculiar e interessante arquitectura, a cidade atrai muitos visitantes... Em árabe Tabira significa “o escondido” por isso aconselho a visitarem-na e descobrirem-na por si! :)
sábado, setembro 20
Gosto do Sul
