quarta-feira, dezembro 10

A ciudade das igrejas - Vilnius


A nossa rota começa (como para todas as pessoas em Vilnius) no coração histórico da cidade – na Praça Gediminas. Para começar entrem na Catedral de Vilnius, que é o templo mais importante do país. Depois, saiam da Catedral, cortem à direita, passem o museu de arte, virem outra vez à direita, entrem pela porta onde se encontra o elevador e subam ao castelo Gediminas. Vejam toda a cidade. É bonita, não é?

Depois desçam e virem à direita. Quando virem o rio, cortem outra vez à direita e entrem no parque de Šventaragio slėnis. Andem no passeio principal até à rua de Barboros Radvilaitės, virem à esquerda e no final da rua cortem à direita. Depois de andar cerca de dez minutos, à vossa esquerda encontram a Igreja de Santa Ana que é uma obra mestra do Barroco tardio. Ao lado da igreja, é a Igreja de São Bernardo. Este conjunto de igrejas é impressionante, não é?

Sigam pela rua de Maironio e pela ponte com muitos cadeados de namorados. Entrem na República de Užupis – a república dos artistas, com o seu próprio hino, a sua constituição, o seu presidente e as suas tradições. Deêm uma volta e saiam pela mesma ponte.

Sigam em frente pela rua de Išganytojo e virem na rua Pilies, uma das ruas mais vivas de Vilnius. Quando passarem a porta velha da cidade, cortem à esquerda na rua de São João e em frente, do lado direito, fica a Igreja de São João que pertence ao conjunto edificado da Universidade de Vilnius e é uma das partes mais pitorescas da cidade. Saiam da igreja, virem à direita e depois cortem novamente na primeira rua à direita. Andem um pouquinho em frente e na vossa direita é a Universidade de Vilnius, a universidade mais antiga e prestigiada do país. Trinta passos em frente encontram à vossa esquerda o Palácio do Presidente.

Já estão com fome, não? Agora é o momento de provar a comida típica da Lituânia. Virem na primeira rua à direita e vão até à rua Pilies. Um pouquinho mais à direita encontrem o restaurante Forto Dvaras. Comam zepelini! Bom apetite!

Acho que estas são as coisas bonitas que não podemos perder em Vilnius. Espero que gostem!

Sem comentários: